08/07/2013

A lenda do Cavaleiro sem Cabeça

Sem dúvida uma das lendas mais famosas no mundo, contudo, muitas versões diferentes surgem, e fica difícil definir qual é a versão original.

A lenda é inicialmente inspirada por uma entidade fantástica da mitologia irlandesa, o Durahan, um cavaleiro espectral sem cabeça montando um cavalo igualmente sem cabeça.

De fato, a lenda original do cavaleiro sem cabeça nasceu na Escócia, bem perto da Irlanda. Mais especificamente, no distrito de Lochbuie, terra do clã Maclaine, ao qual pertencia Ewen, o Cavaleiro sem cabeça. De fato, até hoje, os membros desse clã evitam a todo custo andar pela estrada da região à noite.

Segue abaixo uma das versões da triste estória de Ewen, o cavaleiro sem cabeça.

Ewen era um jovem filho e herdeiro do chefe do clã Maclaine. Entretanto, Ewen sentia inveja e ódio pelo pai, o que levou a desentendimentos cada vez mais sérios, até que, em 1538, eles decidiram resolver suas diferenças no Campo de Batalha de Lochbuie.

Conta-se que no dia anterior ao encontro dos exércitos de pai e filho, Ewen, passeando por um bosque, deparou-se com a Fada Lavadeira, personagem do folclore local cuja lúgubre função consistia em lavar as roupas dos guerreiros que morreriam nas batalhas. Ewen, vendo que a fada encontrava-se debruçada sobre uma enorme pilha de roupas ensanguentadas. Perguntou se a sua camisa estava dentre elas, Ewen recebeu resposta afirmativa. Desesperado, perguntou se haveria um meio de mudar seu triste destino.

A fada revelou-lhe que seria poupado se sua mulher, sem ser avisada, servisse para ele manteiga ao café da manhã antes da batalha. Contudo, a mulher de Ewen não lhe serviu manteiga. o infeliz comeu seu pão seco e rumou para a batalha, sabendo que não voltaria. Na sangrenta batalha que se seguiu, Ewen foi decapitado por um machado desferido por um dos soldados do pai, e seu corpo, em meio a tantos outros, sequer foi enterrado.

Desde então, várias pessoas relatam ter visto ou ouvido Ewen, em seu corcel negro, galopando pela escuridão, a fim de recolher as almas dos combatentes mortos.

Nas noites de Halloween, existe ainda uma versão que relata a fusão do Cavaleiro com o espirito de Samhain, para que juntos possam conseguir mais vítimas.


No álbum "In the Shadows" (Metal Blade 1993), King relata este fato acontecendo justamente na noite de Halloween. Segue parte da letra da canção: "Legend of the Headless Rider" que se divide em 3 atos, são eles: "O despertar", "A perseguição", "Condenado", finalizando com o epílogo que segue logo abaixo:

Arte da capa do álbum mostra logo acima ao lado direito
a imagem do cavaleiro sem cabeça.




"A mente em meu corpo sem cabeça
Parece estar acorrentada por dentro
Não consigo andar em direção à luz...
E enquanto ele cavalga pra longe
Me deixando com esta maldição
Eu ouço o riso dele ao longe
De fato é o meu riso, ele roubou minha cabeça
Isso significa que eu serei Ele no próximo ano???"