19/07/2013

As vezes "ELES" voltam...

Capa oficial do álbum lançado em 1988 feita por Thomas Holm e Torbjrn Jorgenson (Studio Dzyan)

Cartaz promocional do álbum

Em junho de 88 é lançado o 3º álbum de King Diamond: "Them", considerado um dos mais complexos da história musical e por que não dizer, literal de sua carreira. Neste álbum o que se percebe de primeiro é um amadurecimento musical notório que marca a estréia do sueco Pete Blakk na guitarra e do americano Hal Patino no baixo, substituindo Timi Hansen, que saiu da banda por causa de sua namorada na época, deixando King como o único membro com ligações ao Mercyful Fate, talvez este fator, seja determinante para a mudança em todos os meandros musicais daí por diante. Uma outra mudança que acompanhou o álbum foi a maquiagem bem mais detalhada e assimétrica, bastante diferente das usadas anteriormente.



A estória


"Them" começa quando King (ainda criança nesta primeira parte protagoniza este emaranhado enredo que traz elementos que nos rementem em alguns momentos ao filme psicose) um jovem que mora com sua mãe e sua irmã Missy em uma velha casa. Um dia ele é informado por sua mãe, que sua avó estava voltando para casa após, "longas férias", segundo ela própria,sendo que a mesma havia sido dada como morta. Quando ela volta, estranhas coisas começam a acontecer ,   "
Falar com espíritos, chás com sangue humano são só alguns dos elementos...então, boa leitura!





Fora do Asilo

A estória começa com os espíritos dentro de Amon (O nome da velha casa onde eles moram) conversando sobre a volta da velha louca.


Eles:
- Olhem, a velha puta está de volta
- É, finalmente teremos companhia de novo.
- O velho quarto do sótão está trancado
faz muito tempo.
- Assim como aquela velha puta.
- Ela está pontual assim mesmo.
- Por que aquela ridícula cadeira de rodas?
- Ela está fingindo como sempre.
- Mas ela costuma fazer uma ótima xícara de chá

O foco vai para a mãe de King e Missy, dando instruções para seus filhos de como receber a avó

Mãe:
Oh meu Deus, ela já chegou. Missy, lembre-se do que mamãe vai te dizer: Você agora será boazinha com a Vovó. Lembre-se que ela
esteve fora por tanto tempo por causa de suas longas férias. Isto serve pra você também King.
E pára de tocar esse negócio. Atenda à porta.





Bem-Vinda ao Lar

Nesta que talvez seja uma das melhores, senão a melhor música de King Diamond, King recebe sua avó com alegria ( pura hipocrisia de fato)

King: “Vovó, bem-vinda ao lar...
Você esteve longe por muito tempo.
Isso é um sonho, você realmente voltou?

Deixe-me ajudá-la a sair da cadeira

Vovó...
Deixe-me tocá-la, deixe-me sentir...Ahhh .

Vovó, dê uma olhada
O que você achou da casa
E da lua prateada?
Nós vamos consertar
A porta da frente logo, logo.

Deixe-me ajudá-la a sair da cadeira
Vovó...
Deixe-me tocá-la, deixe-me sentir...Ahhh .

Espere até ver o seu quarto lá no sótão
Preparado como você queria
Sem a cama
E só com a sua cadeira de balanço
E seu bule de chá, que Missy encontrou.

Deixe-me ajudá-la a sair da cadeira
Vovó...
Há alguém esperando por você
Agora venha

Missy e a Mamãe
Elas estão morrendo de saudade
Que estranho, ela não diz nenhuma palavra...
Quero saber Vovó! Você está bem?

Neto e avó conversam brevemente

Vovó, como foi ficar
Naquele local de repouso?
Vovó: “Oh, poderia ter sido pior
Se “ELES” não estivessem ao meu lado
Nos crepúsculos “ELES” cantavam
Todas as antigas canções de ninar”
King: “Vovó, quem são “ELES”?
Vovó: “Esqueça seu pirralho”


Deixe-nos entrar, há alguma coisa em “SUAS”’ mentes.
“ELES” ainda estão vivos. Não consegue sentir “SEUS” olhos?
Não consegue sentir “SEUS” olhos?
Agora que você está nessa comigo é melhor você ser meu amigo”

Os Convidados Invisíveis

King acorda de noite ouvindo vozes no quarto de sua avó. Ele vai até lá verificar e fica estarrecido com o que vê.

Mais tarde naquela noite
Eu acordei de meu sono
Ouvindo vozes desconhecidas
Rindo insanamente.
A de vovó era uma delas
Está vindo do quarto ao lado do meu

É o quarto da vovó...
Os Visitantes Invisíveis

Quando apareci por lá sozinho no escuro
Espiei pelo buraco da fechadura
Não pude acreditar em meus olhos
Eu nunca tinha visto nada parecido
Apenas a vovó estava no quarto

Conversando com ninguém...
Os Visitantes Invisíveis.

A velha conta ao neto o segredo de Amon, a casa.



Xícaras eram levantadas para o alto
E depois esvaziadas no chão
De repente a porta foi aberta
E Vovó disse:
“Entre meu pequeno amigo”

Missy e Mamãe
Estavam dormindo no andar de baixo
Se pelo menos elas me vissem
Na cadeira da Vovó

Vovó disse:
“Olhe profundamente em meus olhos
Você esquecerá
Tudo o que viu aqui esta noite”

“Eu deixarei você ciente do segredo desta casa
O segredo de AMON...
Que é assim que chamamos esta casa
Agora eu quero que volte a dormir
Volte a dormir meu querido”

E Vovó continuava a dizer:
“Agora você deve voltar a dormir”

“Volte a dormir”... “Volte a dormir”...
“Volte a dormir”..


Chá

Na sexta-feira seguinte a velha chama King para seu quarto

Na sexta-feira seguinte
Quando eu apaguei as luzes
Vovó veio e bateu em minha porta.
“Acorde King, acorde meu querido.
Agora eu vou lhe mostrar
O segredo da casa de Amon”

Está na hora do chá. Está na hora outra vez

Lá dentro ela mostra para King uma cena chocante

Vovó: “Sua mãe também está presente
Nós a fizemos dormir
Em minha cadeira de balanço”
No começo eu fiquei muito assustado
Mas não havia motivo
Foi quando vi uma faca escondida debaixo
Do vestido da vovó
Ela pegou a faca e fez um pequeno corte
Nas pequenas mãos de mamãe.

O processo de criação do chá é então mostrado


O sangue escorria para dentro do bule de chá
Foi quando eu ouvi o riso “DELES”
Vovó: ”Um pouco disso em uma xícara de chá
Será suficiente para que “ELES” sejam libertados.
Você ouvirá “DELES”’ histórias de muito longe
Do além desta terra”.
O que eu vi e ouvi
Me fizeram querer ficar e aprender

King é hipnotizado pelo chá e pelos espíritos da casa.

Eu realmente espero que esse sonho
Nunca termine
É difícil descrever o tipo de sensação
Que se passou em minha cabeça
Um paraíso



Ouvindo “SUAS” histórias
E sentindo os “SEUS” calores
Nós rimos com lágrimas em nossos olhos
Da primeira xícara de chá
Até a última gota de sangue.
Nada mais parece importar agora
Minha mãe?
Ela não existia mais pra mim
Oh, eu me sentia tão divino

Está na hora do chá. Está na hora outra vez


Mamãe Está Ficando Fraca

As coisas começam a ficar complicadas. A mãe de King começa a ficar mais fraca a cada dia que passa por conta das extrações de sangue.

Esta noite será a última vez
Que teremos o nosso chá
O chá sangrento
Que nos leva ao êxtase
Ontem mamãe reclamou
De muita tontura e muita dor.

Mamãe está ficando fraca
Parece estar mais pálida dia após dia

E a manhã chegou
Mamãe não conseguiu sair da cama
E o feitiço da vovó
Ganhava força dentro da sua mente
Não dizia uma palavra
Ela não parecia estar viva

Ficando fraca
Parece estar mais pálida dia após dia


Missy percebe que sua mãe não está bem. Ela chama King e mostra o estado dela. Desesperada, ela pede para que King ligue para alguém pedindo ajuda, mas ele a impede.

Então Missy entrou e me levou pela mão
Eu não queria ir
Oh, mas eu deveria saber
Mamãe estava apenas consciente
Por que eu devo me preocupar?
Apenas olhando para frente
Para o próximo suplício

Eu acho que ouvi minha irmã
Me pedindo para ficar
Ela me deu o telefone
Para que eu ligasse pra alguém pedindo ajuda
Eu simplesmente larguei de sua mão e cortei a linha

Missy chorava
Enquanto eu as deixava para trás
E Mamãe está ficando fraca
Missy se virou para mim e gritou:
“Eu Te Odeio”

Tchau, Tchau, Missy

Hora do chá, segunda à noite
Estou fazendo hora
E foi quando pelo corredor
Eu vi mamãe com sua camisola de dormir
Cambaleando pelas escadas, pelas escadas
Parecia ser tão irreal
Eu sabia que vovó evocou “ELES” novamente
Os amigos invisíveis

Quando o ritual continuava, a vovó nota que Missy estava atrás da porta observando tudo e percebe que teria que se livrar da garota.

Um pouco mais tarde no meio do chá
Nós chegamos próximos do êxtase
“ELES” estavam contando histórias do além
Quando vovó se levantou

Ela abriu a porta do quarto
E lá estava Missy
Espiando mamãe deitada na cadeira da vovó
Ela começou a chorar

Missy (aos gritos):
“O que você fez?
O que você fez com minha mãe?”
Gritando mais alto
“Temos que nos livrar dela ela ainda é muito jovem” - Era Vovó quem falava

“Tchau, Tchau Missy
Desapareça para sempre
Para a linda lareira
Da cozinha, você irá”

Para tentar ameaçar sua avó e se defender, Missy ameaça quebrar o bule de chá. Missy cumpre a ameaça, mas seu destino acaba sendo a morte pelas mãos dos espíritos.

Formação do álbum

Eu vi Missy se debatendo nas mãos enrugadas de Vovó
‘’Oh não, me largue
Oh não, Por Favor, Não Vovó, Por Favor
Aahh Vovó, você está me machucando
Me largue ou eu quebrarei isto
Estou com o bule de chá
Eu o quebrarei, de qualquer modo.”
Eu vi o líquido sendo derramado
O chá sangrento se espalhou por todo o chão
Agora estou ouvido as vozes “DELES”
Algum tipo de grunhido de demônio :







“MORRA – ELA QUEBROU AMON –AMON – MORRA”

“ELES“ derrubaram “SUAS” xícaras de chá
Vovó continuou imóvel
Forçada pelas mãos invisíveis
Missy rolou escada abaixo
Quando pra ela acenei dando adeus
Missy estava soluçando e se debatendo

Espero vê-la de novo
Tchau, Tchau Missy, não tenha medo


Um Feitiço Quebrado

King sai da casa e lá fora começa a retomar o controle de sua mente. Fora da casa o poder "deles" era muito mais fraco. King finalmente volta a si.


Saí do quarto de vovó
Desci as escadas e saí da casa
Uma vez lá fora
Senti minha mente começar a lutar
Uma batalha pelo controle.
Com o bule de chá quebrado

Com o bule de chá quebrado
Eu meio que percebi que
O poder “DELES” fora da casa é menor aqui fora

Eu comecei a sentir meus joelhos atordoados.
Eu olhei através da janela, para o porão

As coisas estavam se movendo lá em baixo
“ELES” estavam procurando por algo e “ELES” encontraram
Um grande machado estava flutuando

Flutuou para fora do porão
Subiu as escadas e entrou na cozinha...
Foi quando saí da janela.
King após ver um machado flutuando pela janela da cozinha, e logo depois a fumaça pela chaminé. constata então que sua irmã fora esquartejada e seus restos queimados na lareira.

A próxima coisa que lembro ter visto
Foi a fumaça vindo da chaminé.
Logo percebi que a fumaça
Que eu via era na verdade... Oh Não!
Tudo que restou de Missy e seu vestidinho
Pobre garotinha

O feitiço foi quebrado
Eu realmente senti a mudança
Minha mente e meu corpo
Tornaram-se um só novamente

A lua estava viva
Com seu olho prateado
Fitando direto em meu coração diabólico

Voltei para saber se minha avó
Ainda estava lá
Estavam esperando por mim no sótão...
Oh, eu odeio aquela puta

A Cadeira de Acusação

King volta até o quarto de sua avó e a convence  de que ainda está dominado pela influência "deles" e pelo seu feitiço.

Eu meio que sabia que ela estaria
Esperando por mim em seu quarto
Com um sorriso doentio
Ela me disse para eu não ser um tolo
Seus violentos olhos
Encaravam fixamente em meu cérebro
Mas consegui convencê-la
Que eu estava bem de verdade

Oh, eu estava mentindo...
Com o olhar dela em meus olhos
Limpar a mente era importante.

Ela acreditou em tudo o que eu disse
E então me pediu ajuda
Para levá-la para fora da casa

Fora da casa, a vovó não era protegida pelos espíritos. Era a hora de fazer algo.

Oh, eu estava com sorte...
“Vamos dar um passeio”, ela disse
“Nos banharmos um pouco com a luz da luar"

Lá fora ela não era protegida por “ELES”
Agarrei sua bengala
E a arranquei de sua mão
“Agora você não vai mais escapar”

“Eu a tenho agora...
E aqui você pagará por todos os seus atos.
Sua mente doentia chegará ao fim agora.”

“Pare com isso”


King mata sua avó, mas teria que enfrentar os espíritos dentro da casa, que lhe esperavam.

Sem ter onde se esconder, Vovó morreu
Sozinha naquela noite
E “ELES” estavam esperando por mim
Esperando lá dentro
Esperando que eu entrasse
Mas eu fugi para dento da floresta
O mais longe que pude
Eu vi os olhos “DELES”
E então eu desmaiei, indo à loucura.
Eu sonhava que fazia parte “DELES”...

Eu ouço as vozes “DELES” todo tempo

"ELES"


A Sinfonia do Crepúsculo

A polícia chega ao local com o Dr. Landau, o psiquiatra responsável por um hospício. Eles vêem o sangue na boca de King, Missy desaparecida e a velha morta com o pescoço ensanguentado.

Amanhece o dia e todos chegam
Perguntas e mais perguntas feitas pela polícia
Estou esperando na ambulância pelo
Dr. Landau
Para que ele me conte por que
Vão me levar para tão longe
“Fiz o que fiz e estou feliz pelo que fiz
Pois eu poderia ser o...
Eu poderia ser o próximo.”

Ninguém encontrou nenhum vestígio de Missy
Sobre ela foi a última coisa que os contei
Como eu iria explicar o que aconteceu?

Agora eu ouço “ELES” de novo, cantando
A Sinfonia do Crepúsculo, crepúsculo
Eu ouço “ELES” cantando de novo, cantando
A Sinfonia do Crepúsculo, crepúsculo



Vovó morreu com seu pescoço rasgado
O sangue ainda escorre de minha boca aberta
Eu sabia que eles iriam me culpar
Eles iriam me culpar
Como eu poderia explicar?

O Doutor Landau aparece. King tenta convencê-lo de sua história, mas isso só piora a situação. Agora, todos pensavam que ele havia matado sua avó e irmã por ser louco.

Dr. Landau chegou
E resolvi contar-lhe toda a história
“Você é maluco ou apenas insano?”
Tentei pelo menos.
“Levem-no daqui, para o sanatório
O garoto está fora de si”
Oh Não, não!
Pete & King ao vivo

O tempo passa, King já mais crescido recebe alta do hospício. Ele resolve então sair de lá por motivo que em breve veremos e decide retornar à velha casa

Nunca mais vi minha mãe
Depois que me levaram embora
E o Dr. Landau não me conta nada
Ele não me contaria nada
Oh, estou aqui fora novamente

O tempo passou
E eu preciso voltar agora para a velha casa
Sim, preciso ir.
Vovó... Estou indo
Estou indo para casa agora
Estou indo para casa agora

A Ligação Telefônica

Esta faixa foi a primeira a ser divulgada entrando no Max Single "The Dark Sides", ela geralmente entra como faixa bônus no final do CD. Porém ela foi colocada nesta ordem na tradução por se adaptar cronologicamente aos fatos ocorridos e assim dar maior entendimento à estória.



A Faixa abre com teclados muito bem executados acompanhados de um som de telefone tocando que se aproxima cada vez mais, até...
King atender.

(King atende): “Hm”
Vovó: “Alô... Alô King!!”
King: “Q-Quem é?”
Vovó: “É a sua Avó!”
King: “M-m-mas v-você está morta!”
Vovó: “De certo modo sim... agora ouça....
você ainda está aí??”
King: “E-estou aqui vovó.”
Vovó: “Venha para a velha casa está noite.
Há muitas pessoas aqui que adorariam vê-lo
de novo! ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha”’
King: “Pare!”
(King Desliga)
King: “Cadela”
King: “Está começando tudo outra vez”





Antes de passarmos para a faixa que encerra o álbum, vamos ao encarte que conta com uma carta escrita por King, onde ele tenta relatar o que estava acontecendo, ao menos como ele via a situação, após receber a ligação de sua vô pedindo seu retorno à velha casa.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

King dando "vida" ao personagem
A quem possa interessar

Estou morrendo de medo. Passaram-se 9 anos, eles finalmente me deixaram sair, e eu estava apenas começando a me sentir melhor. Eu não sou eu mesmo faz tempo.

Eu acho que você não poderia sequer reconhecer meu rosto, se você me visse agora. Esse telefonema duas horas atrás rasgou-me em pedaços. Foi a avó.

Ela convidou-me de volta à velha casa. Eu não quero voltar, mas devo. Talvez você entenda meu medo se disser o que aconteceu durante a minha infância.

Há 18 anos eu estava morando com minha mãe e minha irmã Missy na antiga casa da vovó. Me disseram que a avó estava ausente em um período de férias, e que ela voltaria logo. E ela voltou.

Mais tarde eu descobri que ela estava realmente sendo liberada, deste mesmo asilo. "Ela é louca", eles disseram, quando ela continuou tagarelando sobre "ELES". Eu ainda não pude decidir sobre o que realmente fez a cabeça de vovô separar-se de seus ombros. Você vê, "ELES" sempre foram tão bons para mim.

De qualquer forma, o tempo é curto e eu tenho que sair para o velha casa. Então aqui está o que aconteceu há 18 anos. e no caso de nós nunca nos vermos outra vez, pelo menos você vai saber porquê.

Aposto que vai ter chá.
                                                                                                                                                            K.D. 12-3-87


Voltando para casa



King volta para casa, após o telefonema e se depara com os espíritos de sua avó, sua irmã e os demais.

“Vovó?”

“Eu sabia que era você na porta
Eu te vi pela janela
Entre meu querido
É bom vê-lo novamente
Sem lembrar o que você fez com minha garganta
“ELES” estão te esperando lá em cima
Venha. Missy está lá também
Ela está sentada no colo do vovô"

“Aposto que você está doido por uma xícara de chá”’







O ranger da porta fechando encerra esta primeira parte da estória.
Logo abaixo você poderá clicar no link e conferir a sua continuação.


Confiram o vídeo clip oficial da faixa Welcome Home