O homem por trás da máscara
Kim Bendix (Primeiro sentado à esquerda) ainda garoto no período do futebol |
A Paixão pela música falou mais alto e sua admiração por grupos como: Black Sabbath, Uriah Heep, Captain Beyond, Slade, Thin Lizzy, Led Zeppelin e Alice Cooper, claro, o fez desistir do futebol e se dedicar mais ao Rock'n'Roll e o ocultismo posteriormente.
King costuma dizer que é muito grato por seus pais nunca o terem forçado a nada, principalmente a acreditar em religiões ou doutrinas, isto sem dúvida serviu de base para a construção de sua forte personalidade, e, apesar de não fazer parte de uma família de satanistas, eles tinham suas próprias experiências paranormais e tudo isto o fascinou. Devido a este fascínio pelo sobrenatural, King interliga experiências sobrenaturais com música, influenciando-se pelo som da banda de Rock Progressivo inglesa Atomic Rooster e as obras de Alice Cooper que possuem inclinações com esta vertente Rock Horror Show.
Em 1970 comprou sua primeira guitarra após assistir a um show do Grand Funk Railroad. Começando com seus primeiros acordes por conta própria como boa parte dos bons músicos e talentosos autodidatas, já começava a tirar alguns sons dos álbuns Master of Reality (Black Sabbath) e Aqualung (Jethro Tull).
King Diamond no Brainstorm |
Logo, montou sua primeira banda: Brainstorm, com alguns colegas de escola e fez sua primeira apresentação em 1976, adotou a maquiagem, logo após assistir a um show de Alice Cooper ainda em 75 e o nome artístico King Diamond.
Após dois anos com a Brainstorm, King viu um anúncio de uma banda com uma vaga para vocalista e resolveu arriscar, em um telefonema perguntou se aceitariam um guitarrista/vocalista, com a resposta afirmativa e o posterior teste favorável King entra na banda Black Rose, então com 23 anos de idade. A fase de adaptação foi complicada uma vez que não possuía nenhuma educação musical, porém com o tempo foi lapidando sua voz, assim como um diamante, e como tinha mais facilidade para alcançar notas altas, foi incentivado a utilizar cada vez mais esta opção recentemente apresentada: o falsete, que podemos ver claramente utilizado na música autoral Road Life, como poderá ser constatado no vídeo ao final da matéria.
Black Rose com a sua logo na época |
Com a Black Rose, King além de ter aprimorado sua voz, também colocou em prática seus anseios de exteriorizar performances mais ousadas em palco com utilização de souvenires como camisa de força, cadeiras de rodas, cabeças de porcos recheadas com sangue e entranhas de animais, bonecas ensanguentadas e alguns tímidos efeitos pirotécnicos, além de entradas triunfais com enfermeiras gostosas. Tudo isto para tornar o show um espetáculo completo, dentro das condições da época. Com isto podemos presenciar, aos poucos, o surgimento de uma estrela, o diamante fora lapidado.
Agradecimentos a Silvio César Brandespin e Ricardo Batalha pela fonte (Roadie Crew # 151)
Um ensaio e uma comemoração após 20 anos
Em 19 de fevereiro de 2001 foi lançado este álbum em comemoração aos seus 20 anos contendo gravações de um ensaio da Black Rose, datadas precisamante em 30 de setembro de 1980. Separamos especialmente esta faixa para analisarmos o que King começava a construir a partir deste ponto.